quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AMR - All I Want For Christmas Is You - Mariah Carey

Versão Natalina!



Ah, o verão…digo, ah, o Natal : época de comer o peru (oi?), beber aquela Cidra básica por ser um jantar super familiar e, para países anglofônicos, ouvir All I Want For Christmas Is You novamente. A canção de Mariah Carey é o primeiro single do seu álbum de natal lançado em 1994, Merry Christmas, e o último dos clássicos do gênero.

À época do lançamento do álbum, Mariah estava casada com ninguém mais, ninguém menos que o presidente da Columbia Records, Tommy Mottola – se for necessário dizer, gravadora de Carey. Os planos de promoção de Mottola eram implacáveis : a cantora lançava um CD por ano, em meio a promoções infindáveis (maridão sempre zelando pelo conforto e saúde de sua esposa, né?). Só lhe faltava então, comercialmente falando, lançar um álbum de Natal – que, enquanto o artista for popular, sempre terá vendas garantidas na temporada das festas. Mas a canção que pegou mesmo foi uma só.

Esta obra-prima da felicidade alheia foi composta pela própria Carey e por Walter Afanasieff – produtor muito respeitado que já criou muitos sucessos para as Destiny’s Child, Lionel Richie, Christina Aguilera, a própria Mariah, Céline Dion, entre outros; inclusive co-produzindo My Heart Will Go On. Os dois se afastaram após o álbum Butterfly (1996) de MC por motivos que até hoje ninguém sabe muito bem; o fato é que a partir desse período, a cantora despertou toda a sua piriguetisse hip-hopesca e tem trabalhado com produtores e composites como P.Diddy, DJ Clue, Jermaine Dupri, Swizz Beatz e similares. A voz adocicada e poderosa de Carey levou o potencial da música às últimas consequências, além de a própria imagem de Mariah (na época) ser compatível com essa ingenuidade sincera (?) do Natal. Vê como as coisas mudam? Hoje Mariah parece estar sempre pronta pra te jogar na parede e te levar para um quarto escuro.

As regras da Billboard Hot 100 no período do lançamento do single não permitiram que a canção entrasse em sua parada, por não ter acontecido o lançamento físico do single. Mas sin problemas : a canção entra nas paradas todos os anos na época natalina; em 2005, com ajuda do então recente álbum The Emancipation Of Mimi, a canção atingiu o #1 da parada de singles recorrentes e também #1 na Hot Digital Singles. A música conseguiu ainda ser o primeiro ringtone natalino a vender mais de 1 milhão de cópias pelo mundo.

Há ainda três versões de videoclipes : uma em que vemos uma Mariah (magrinha, rs) rolando pela neve com seu cachorro falecido há cerca de um ano, Jack, outra em que ela está (magrinha também) num set de uma espécie de programa dos anos 60 e outro que é o da versão So So Def Remix – totalmente dispensável.

Curtam o mais divertido deles :


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta